Saltar para o conteúdo

Grand Canyon (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o filme de animação, veja Grand Canyon (curta-metragem).
Grand Canyon
Grand Canyon - O Coração da Cidade (PRT)
Grand Canyon - Ansiedades de uma Geração (BRA)
Grand Canyon (filme)
 Estados Unidos
1991 •  cor •  134 min 
Gênero drama
Direção Lawrence Kasdan
Produção Michael Grillo
Lawrence Kasdan
Charles Okun
Roteiro Lawrence Kasdan
Meg Kasdan
Elenco Danny Glover
Steve Martin
Kevin Kline
Mary McDonnell
Mary-Louise Parker
Alfre Woodard
Música James Newton Howard
Cinematografia Owen Roizman
Edição Carol Littleton
Distribuição 20th Century Fox
Lançamento Estados Unidos 10 de janeiro de 1992
Portugal 27 de novembro de 1992
Idioma inglês
Receita US$ 33,243,020

Grand Canyon (Brasil: Grand Canyon - Ansiedades de uma Geração / Portugal: Grand Canyon - O Coração da Cidade) é um filme de drama estadunidense de 1991 dirigido e co-escrito por Lawrence Kasdan. Cerca de eventos aleatórios que afetam a seleção de diversos personagens, o filme explora a corrida e abismos de classe impostos que os membros individuais da mesma comunidade. Grand Canyon foi anunciado como "The Big Chill para os anos 90", em referência a um filme anterior de Kasdan.

Uma profunda amizade entre dois homens após um deles, motorista de um carro reboque (Danny Glover) chegar bem a tempo de salvar a vida de um advogado (Kevin Kline), dará origem a vários acontecimentos entre seus amigos e suas famílias por anos.

Elenco adicional

[editar | editar código-fonte]
  • Marlee Matlin desempenha um papel sem créditos, ela é uma mãe usando a língua de sinais para se comunicar com seu filho como vários jovens estão sendo enviadas para o acampamento.
  • Randle Mell, marido da vida real de Mary McDonnell, interpreta um homem sem-teto que Claire encontra enquanto faz jogging.
  • Marley Shelton pode ser visto em um de seus primeiros papéis como a namorada de Roberto no acampamento.
  • Diretor Lawrence Kasdan desempenha um papel sem créditos, ele é repreendido por Davis para cortar um "tiro ao dinheiro" (um close-up de sangue e miolos batendo uma janela) a partir de uma cena de ação particularmente violenta em um dos filmes de Davis.

O filme ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme no 42 º Festival Internacional de Berlim.[1] O roteiro foi indicado para o Oscar de Melhor Roteiro Original, o Globo de Ouro e do Writers Guild of America.

Phil Collins na canção de 1993 Both Sides of the Story do albúm Both Sides faz "referências da cena do Grand Canyon, onde o jovem assaltante diz a Simon (interpretado por Danny Glover), que ele carrega uma arma para se certificar de respeitar as pessoas (e medo) dele.[2]

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]